Colégio Yeda Maria

Restrito

1 2 3 4

Home > Notícias >


23 de Março de 2020

Orientação Psicológica -COVID-19

Prezados pais e responsáveis.
 
Essa carta traz um significado diferente para uma conversa sobre a pandemia de Covid 19. Aqui, dispensarei recomendações sobre medidas cautelares; deixarei isto, para os órgãos competentes.
 
Quis me aproximar, numa decisão em conjunto com a Direção do Colégio Professora Yeda Maria, para uma reflexão a respeito dos aspectos dos campos psíquico e comportamental, no que se refere aos tempos presentes...
 
Em nossa última palestra, o tema do nosso encontro foi: "como educar nossos filhos, em tempos tão desafiadores"; parecia um anúncio do que estava por vir, porém, sem sequer imaginar!
 
 
Peço, como profissional da área da saúde mental, a atenção de todos quanto aos desdobramentos emocionais causados por vivências desta dimensão.
 
Por meio de atitudes adequadas, podemos tornar este caos, que produz desconforto, medo e preocupações excessivas, em uma oportunidade de mostrar aos nossos filhos um modo equilibrado de lidar...
 
Isso quer dizer que, se nós, enquanto adultos, soubermos conduzir nossa rotina neste período de isolamentos e cuidados específicos, estaremos favorecendo o estado emocional de nossos filhos.
 
Digo isso porque toda e qualquer experiência traumática pode gerar um tipo de transtorno pós traumático, chamado TEPT. Foi inevitável, impossível, impedir a chegada do vírus, mas é totalmente possível impedir e evitar que nossas crianças carreguem marcas traumáticas, causadoras de desajustes psicológicos, capazes de perdurar por toda uma vida!
 
 
Aproveitemos, então, para lutar pela saúde emocional de nossos filhos, lhes ensinando três lindos aprendizados:

 

1. Seguir e obedecer normas de condutas. Deem o exemplo a eles! Mostrem que regras existem para organizar e proteger a todos; como qualquer outra na vida! Eles presenciarem em nós uma postura de colaboração e empenho, contribuirá na formação de valores e princípios, bem como, numa visão saudável de enfrentamento!
 
2. Guardar nossas emoções. Tem um versículo de Provérbios, que eu amo, que diz: sobre tudo que se deve guardar, guarde seu coração, porque dele procedem as fontes da vida! Isso quer dizer que nossa alma (emoções e pensamentos) precisam ser blindados. Ensine-os a exercitar bons pensamentos, a controlar emoções, incentiveos a conversar sobre dúvidas, ansiedades e preocupações, ampliem o tempo de diálogos!
 
3. Trazer à mente o que gera a esperança! O medo, o caos, o isolamento, não podem matar a nossa esperança; poderemos SIM vencer tudo isso!!! Ainda que leve tempo, ainda que atravessemos um período delicado, todos somos equipados com poder de resistência! Resistamos aos dias maus, lembrando de tudo que nos traz esperança...
 
Melhorar a qualidade de nossos pensamentos, adaptar nossas atitudes, ter uma nova mentalidade, tudo isso serão ótimos referenciais para a segurança psicológica de seus filhos, e de nós mesmos.
 
Como cientista da mente humana, reconheço que a ciência tem seus limites, portanto, peço a Deus que estenda seu favor à toda humanidade!
 
Vamos JUNTOS combater esse mal, que tornou a todos IGUAIS... façamos isso, unidos em amor, solidariedade e fraternidade, pensando no futuro que desejamos para nossas crianças e jovens...
 
Atenciosamente. Greyce Faraj - Psicóloga Clínica e Escolar



Junho

Veja aqui os álbuns

Ainda não há datas inseridas

Colégio Profª Yeda Maria - Educação Infantil e Ensino Fundamental

Rua Campos Sales, 275 - Vila Júlia - Guarujá - SP / TEL.: (13) 3386 - 7390 ou (13) 3387 - 3836